O desembargador Erick Linhares, atual Ouvidor-Geral de Justiça e eleito Corregedor-Geral de Justiça de Roraima para o biênio 2025/2027, reuniu-se com o corregedor-geral de Justiça do Amazonas eleito para o biênio 2025/2027, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, para alinhar ações conjuntas voltadas às comunidades indígenas na fronteira entre os dois estados.
Desde 2017, os Tribunais de Justiça de Roraima e Amazonas colaboram em iniciativas como registro civil. Durante o encontro, discutiu-se a ampliação do projeto, incluindo o atendimento à população Yanomami, uma das etnias mais representativas da região.
Durante a visita, o desembargador Erick Linhares, apontou que a convergência de ideias é um passo promissor para projetos de grande impacto social.
“Temos certeza de que novas iniciativas em cooperação fortalecerão ainda mais a atuação das Corregedorias, beneficiando diretamente a população indígena”, afirmou o desembargador.
Segundo levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 16.560 ianomâmis residem em Roraima e 10.294 no Amazonas, reforçando a importância da parceria entre as duas Cortes de Justiça para o melhor atendimento à população.
Fonte: TJRR